19 Comments

escrever fácil é mais difícil do que escrever difícil e fluidez não é pra qualquer um. adoro ser do time dos que leem e tentam escrever fácil e fluido <3

Expand full comment

Era o que uma humilde aspirante a escritora precisava ler neste dia. Obrigada!

Expand full comment

Ser quem somos: tão simples e tão desafiador ao mesmo tempo! Mas penso que seja mesmo o único caminho possível para nossa realização pessoal e nossa contribuição verdadeira.

Expand full comment
Jul 16, 2023Liked by Fabiane Guimarães

Que texto gostoso de ler, Fabi, obrigada!

Me fez refletir sobre meu caminho e acho que minha escrita fluiu mesmo, desde que comecei a olhar mais pra dentro, a escrever sobre o que me move e também me paralisa. Sinto que só consigo me comunicar quando aquilo que exponho, ecoa aqui dentro.

Expand full comment

adoro teus comentários sobre literatura, sobre fazer literatura. essa edição me lembrou coisas importantes que o Samuel Delany fala no About Writing (não achei versão em português) sobre o privilégio que os autores do presente tem de poder desfrutar do acesso à todos os que vieram antes. é uma ciranda do tempo mesmo ❤️ abraço

Expand full comment
Jul 13, 2023Liked by Fabiane Guimarães

Eu amo esse processo de fazer a engenharia reversa de quem a gente é através dos textos que a gente ama (e como a coisa toda vai mudando ao longo do tempo, porque, afinal de contas, a gente vai mudando também). Obrigada por dividir seu mundo interno com a gente, Fabi.

Expand full comment
Jul 13, 2023Liked by Fabiane Guimarães

A sua escrita sobre a escrita é jardim e música.

Expand full comment

copiando e imitando vamos achando nosso estilo!

Expand full comment

Fabi, me lembrei muito da palestra da Chimamanda sobre o perigo de uma história única, quando a gente lê apenas um tipo de referência. Quando você falou nos ovos e na diversidade de escritas em seguida, pensei que a influência, quando vem de um mar tão variado, ganha outra forma. Por fim, reafirmo o que disseram aqui, a fluidez não é tarefa fácil e que bom que você se encontrou com você.

Expand full comment

Obrigada por me libertar um pouquinho. Eu leio a Clarice Lispector a cada dois anos pra ver se acontece alguma coisa, mas não consigo me apaixonar!

Expand full comment

Fabi, não me canso de vir aqui reverenciar a sua franqueza. Então, se eu for repetitiva, entenda que será sempre em nome das verdades, que chegam como um abraço para quem te lê. <3

Expand full comment

que texto lindo! estou aqui com a inspiração acadêmica presa em um artigo científico e vim parar no seu texto que me trouxe a leveza que eu precisava, obrigada.

Expand full comment