8 Comments

Adorei a newsletter de hoje! Penso muito sobre isso e me marcou muito ter lido Como escrever bem, de William Zinsser, pois ele fala muito sobre isso. Ler, reler e reescrever sempre pensando na simplicidade.

Expand full comment

Estou lendo desde ontem "Por que escrevo" de George Orwell, e penso que combina muito bem com o que você fala da simplicidade da escrita (e da vaidade dos excessos também). Sobre o autor de O Segredo dos Seus Olhos (eu amo tanto essa história!) e a carpintaria, me lembrei de um trecho de texto do meu amado Graciliano Ramos, em que ele compara com o trabalho das lavadeiras de Alagoas:

“Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa; a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer”.

Salvei seu texto como referência, pois estou justamente estudando "por que escrever", e escrever simples e sincero é o tipo de escrita mais bonita e agradável que existe.

Expand full comment

Nossa, é exatamente isso que o Graciliano descreve no trecho! Adorei

Obrigada pelo comentário!!

Expand full comment

Acabei de ler Lavoura Arcaica - que só o título já arrebata - e me impressionei muito com a escrita poética e nada piegas ou excessivo do Raduan. Que inspiração!

Concordo com vc sobre o desafio do simples e como os excessos vão sendo polidos com o tempo da escrita. Amei seu texto e vou espalhar.

beijo.

Expand full comment

Que aula sobre escrita! Adorei e me vi nuns trechos sobre iniciantes. É muito bonita a jornada da escrita em que vamos notando como melhoramos. Por isso, gosto muito de rever textos antigos, alguns vejo potencial e reescrevo. Obrigada :)

Expand full comment

Nossa, sim, revisitar os textos antigos é uma das melhores formas de melhorar.

Eu que agradeço pelo comentário :)

Expand full comment

"Com a prática e a constância, se tudo correr bem, a rigidez desaparece." É sobre escrita e também serve para refletir a vida. Escrita-Vida.

Expand full comment

Sim! Obrigada pelo comentário <3

Expand full comment