6 Comments
May 31Liked by Fabiane Guimarães

"Os temas nunca deveriam ser mais fortes que a história".

Adorei isso aqui.

Expand full comment

Texto primoroso este seu, Fabiane. Comecei amando Lost quando assisti há anos atrás. No entanto, já percebia deslizes como "mocinhos" lindos, brancos, leves e com voz de comando e o "restante" dos passageiros - mulheres, idosos, negros, orientais, etc perdidos em meio ao nada. Cheguei a comentar sobre algumas cenas misógenas e também certa xenofobia. Com o tempo, fui perdendo o interesse. Ainda bem, de temporada em temporada a coisa ia embolando, até acabar grotescamente como acabou. Mas você nesta news foi muito além de Lost, e foi isso que me encantou. No meu livro de contos Marias também abordo temas que nos tocam no dia a dia. Se é um discurso político ou não - e somos seres políticos - é porque somos impactadas por essas questões, que invariavelmente estão à nossa volta e permeiam nossas histórias. Para encerrar, quero te dizer que Como se fosse um monstro está na minha lista de leitura urgente. Abração.

Expand full comment

Eu revi lost na pandemia e continuo gostando muito da série, mesmo com todos os seus problemas. Fico feliz que hoje os podres das produções de Hollywood estejam vindo à tona e que a indústria esteja finalmente se diversificando porque outras pessoas que não os homens brancos consigam tocar suas produções sem a presença desses caras. Gostei do link que vc fez com a literatura contemporânea brasileira, debate importante. Deu mais vontade de ler outro livro seu. Beijo.

Expand full comment

A Pós-graduanda. Uma história bizarra e tacanha.

“ Nunca o luxo e a miséria me pareceram tão insolentemente mesclados” A. Camus.

01/05/ 2045

Encontrado hoje numa unidade, de um antigo programa de habitação governamental; “Minha casa minha vida” No bairro de ..., zona oeste carioca. O corpo de uma jovem, junto ao corpo um diário de 368 pag. A proprietária do apartamento onde foi encontrado o corpo, havia recebido o apartamento de herança de seu avô, um aposentado professor universitário, que foi compulsoriamente afastado do cargo e posteriormente aposentado. Sem ter tido muito contacto com seu avô, durante sua infância. A jovem recém-casada e gravida de sete meses, havia dado início, as obras no imóvel, para lá morar, assim que parteja-se. Não se tem noticias da identidade do corpo encontrado além do sexo e os pertences encontrados juntos ao mesmo. Mais noticias aguardando informações ... Esse é o início de algo. A inspiração veio de newslaters . pretendo fazer uso desses anos no banco universitário . deste trecho vieram outros . Não sei qual caminho ira seguir , menos ainda se haverá...

Expand full comment